Bactéria em peixe contaminado leva à amputação de membros de californiana

Uma mulher californiana teve seus quatro membros amputados devido a uma infecção bacteriana. Laura Barajas, de 40 anos, começou a sentir-se mal depois de consumir um peixe contaminado e mal cozido, comprado em um mercado local. Após ser internada e colocada em coma induzido, seus quatro membros foram amputados para salvar sua vida. A amiga de Laura, Anna Messina, relatou que ela começou a apresentar dedos e pés negros, indicando a morte dos tecidos, além de uma infecção generalizada causada pela bactéria Vibrio vulnificus e falha nos rins.

De acordo com os Centros para o Controlo e Prevenção da Doença (CDC) dos Estados Unidos, as pessoas podem entrar em contato com a bactéria Vibrio vulnificus ao consumir peixes e frutos do mar contaminados, bem como durante a preparação desses alimentos, se tiverem alguma ferida que entre em contato com os sucos contaminados. A água do mar ou água salobra também pode estar contaminada e facilitar a infecção em pessoas com feridas abertas ou tatuagens recentes.

Embora qualquer pessoa possa ser infectada pela bactéria, é mais provável que a infecção ocorra em pessoas com sistema imunológico enfraquecido ou doença no fígado. Enquanto a maioria das pessoas se recupera de uma infecção leve por bactérias do gênero Vibrio em cerca de três dias, as infecções por Vibrio vulnificus podem se tornar graves, exigindo internação em cuidados intensivos e até mesmo resultando na amputação de membros. Cerca de uma em cada cinco pessoas morre devido a esse tipo de infecção, muitas vezes um ou dois dias após ficarem doentes.

Fonte