BCE aumenta taxas em 25 pontos base e atinge juros históricos

As taxas de juro na Zona Euro subiram novamente, com o Banco Central Europeu (BCE) a anunciar um aumento de 25 pontos base nas taxas diretoras. Esta é a décima subida consecutiva desde julho do ano passado. Com esta decisão, a taxa de facilidade permanente de depósitos atinge o valor mais alto de sempre, situando-se nos 4%. Isso significa que os recursos depositados pelos bancos comerciais junto do BCE passarão a ser remunerados a essa taxa.

Além disso, as restantes taxas diretoras do BCE também tiveram um aumento de 25 pontos base. A taxa de juro das principais operações de refinanciamento passa a ser de 4,5% e a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez aumenta para 4,75%.

A decisão do BCE não surpreendeu totalmente o mercado, uma vez que a Reuters já havia revelado que o BCE iria rever em alta as previsões de inflação para a moeda única. O BCE espera uma inflação média de 5,6% em 2023, 3,2% em 2024 e 2,1% em 2025.

O BCE considera que as condições de financiamento estão mais restritivas e estão a refrear a procura, o que contribui para o regresso da inflação ao objetivo. No entanto, o BCE deixa a porta aberta para futuras decisões sobre as taxas de juro, baseadas na avaliação das perspetivas de inflação e na dinâmica da política monetária.

Fonte