Comandante do Exército no Azerbaijão Oriental anunciou que o local da queda do helicóptero onde viajava Raisi foi identificado.

O comandante do Exército no Azerbaijão Oriental anunciou que o local da queda do helicóptero onde viajava Raisi foi identificado. Forças militares estão a caminho do local para realizar operações de busca e resgate. O helicóptero perdeu contato cerca de 30 minutos após a partida de Tabriz, o que levou à mobilização de uma grande operação de salvamento, embora o mau tempo e o denso nevoeiro tenham dificultado as operações.

Enquanto isso, o líder supremo do Irão, Ali Khamenei, assegurou à nação que “não haverá interrupção nas funções do país” em meio à incerteza sobre o paradeiro de Raisi. Centenas de pessoas reuniram-se em cidades sagradas como Mashad e Qom para rezar pelo bem-estar do líder ultraconservador, enquanto as operações de busca continuam.

Raisi tinha acabado de participar da inauguração de uma barragem na fronteira com o Azerbaijão ao lado do presidente azeri, Ilham Aliyev, antes do incidente. O governo, desde que assumiu o cargo em 2021, foi marcado por uma intensificação da repressão contra ativistas, mulheres e críticos do regime, apesar de vencer as eleições presidenciais com a participação mais baixa da história da República Islâmica.