Grupo que atacou ministro do Ambiente promete “não dar tréguas ao Governo” (e anuncia ocupações nas escolas e perturbação das instituições)

O grupo Greve Climática Estudantil interrompeu a CNN Portugal Summit para exigir que o governo se comprometa a acabar com o uso de gás metano para produzir eletricidade. Durante o protesto, duas ativistas atiraram ovos com tinta no ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro. A ação faz parte de uma série de protestos que o grupo planeja realizar até o final do ano.

Os estudantes criticam o fato de empresas como a EDP e a Galp patrocinarem a conferência, que tem como tema “A nova energia é verde”. Para eles, a conferência é apenas uma forma de limpar a imagem dessas empresas, que estão lucrando com a crise climática e o aumento do custo de vida.

As jovens também acusaram Duarte Cordeiro de não ter “legitimidade social” para falar sobre a crise climática e de não garantir um futuro para os jovens que nasceram em meio a essa crise.

Além do protesto na conferência, os estudantes prometeram continuar a pressionar o governo, com ocupações nas escolas e perturbação do funcionamento das instituições. O objetivo é não dar paz ao governo até que ele acabe com o uso de gás metano para produzir eletricidade.

Essa ação do grupo Greve Climática Estudantil é mais uma manifestação da crescente preocupação e mobilização dos jovens em relação às mudanças climáticas e à necessidade de ações urgentes para combater esse problema.

Fonte