O maior grupo criminoso do Brasil expanda-se em Portugal e há mais de 1000 membros, especialmente em Lisboa

  • Post author:

Durante uma visita a Lisboa, o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, abordou a possível expansão do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Portugal.

O PCC, uma das maiores organizações criminosas do Brasil, pode ter se estabelecido em território português, segundo o ministro.

“É possível que alguns membros de facções criminosas tenham vindo para Portugal, até pela facilidade da língua e pelo tradicional acolhimento que Portugal dá aos brasileiros, e que é recíproco, isso pode eventualmente ter facilitado”, afirmou o ministro após um encontro na sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Lewandowski, em declarações aos jornalistas, afirmou estar atento ao problema e mencionou a cooperação intensa entre as autoridades portuguesas e brasileiras, não apenas em relação ao PCC, mas também ao tráfico de drogas.

No final do ano passado, a CNN Portugal noticiou um relatório do Serviço de Informações de Segurança (SIS) de Portugal que indicava a presença de cerca de 1.000 pessoas ligadas ao PCC vivendo e conduzindo operações comerciais no país, especialmente na região de Lisboa.