País em alerta! Estado do tempo agrava-se nos próximos dias

  • Post author:

Com base nas previsões do IPMA, a Proteção Civil emitiu um aviso à população, alertando para um “maior potencial de severidade” no baixo Alentejo e no Algarve.

O vento soprará de leste, com maior intensidade na faixa costeira a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas do Centro e Sul.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para o risco de inundações em zonas urbanas, cheias devido ao transbordo de rios e ribeiras, e derrocadas de terras, em face das previsões.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou ainda para a possibilidade de contaminação da água potável por “inertes resultantes de incêndios rurais”. O vento forte também pode arrastar objetos para as estradas e provocar o desprendimento de estruturas mal fixadas, representando risco de acidentes com veículos e peões.

O IPMA tinha colocado anteriormente apenas os distritos de Beja e Faro sob aviso amarelo, mas numa atualização decidiu emitir também o mesmo aviso para os distritos de Lisboa e Setúbal.