SIC penalizada com multa de 12 mil euros após pôr a vida dos concorrentes em risco

  • Post author:

A SIC foi multada em 12 mil euros pela Entidade Reguladora Para a Comunicação Social (ERC) por violação de um artigo da Lei da Televisão, após quatro concorrentes terem colocado as suas vidas em risco.

A infração ocorreu durante a transmissão de um passeio de concorrentes do programa “Casados à Primeira Vista” ao Cabo da Roca, por volta das 19 horas do dia 11 de dezembro de 2019.

Nas imagens transmitidas, os concorrentes Hugo, Inês, Bruno e Tatiana foram mostrados próximos ao limite de um penhasco sobre o mar, em uma área de passagem interdita. Isso levantou preocupações sobre o potencial risco à vida, especialmente de jovens que poderiam ser influenciados negativamente pela exposição desse comportamento irresponsável.

A SIC justificou que as imagens foram gravadas pelos próprios concorrentes, sem a presença ou acompanhamento da equipe de produção.

No entanto, a ERC não aceitou essa justificação e aplicou uma multa de 12 mil euros. A entidade reguladora reiterou que esse tipo de conteúdo só pode ser exibido entre as 22:30 e as 06:00 da manhã, com a identificação de “bolinha vermelha” no canto superior direito da tela.

De referir que a multa poderia ter chegado mesmo aos 150 mil euros, mas acabou por ser reduzida por a ERC considerar que se tratou de uma negligência.