Mais de 1.700 pessoas permanecem confinadas a bordo de um navio de cruzeiro que atracou na noite de terça-feira em Bordéus, no sudoeste de França, depois de ter sido registada a morte de um passageiro e vários casos suspeitos de gastroenterite entre os ocupantes da embarcação.
Segundo informações avançadas pelas autoridades francesas, o navio transporta 1.233 passageiros e 514 membros da tripulação. Entre os viajantes, uma pessoa de 90 anos morreu durante a viagem e cerca de meia centena começou a apresentar sintomas compatíveis com uma infeção gastrointestinal.
As autoridades de saúde encontram-se agora a realizar testes laboratoriais para apurar a possível presença de norovírus, agente frequentemente associado a surtos de gastroenterite em espaços fechados e com grande concentração de pessoas, como cruzeiros.
A embarcação pertence à companhia Ambassador Cruise Line e iniciou a viagem no passado dia 6 de maio, partindo das Ilhas Shetland, localizadas ao largo da Escócia. Antes de chegar a Bordéus, o navio fez escalas em Belfast, na Irlanda do Norte, Liverpool, em Inglaterra, e Brest, no oeste de França.
O itinerário previa ainda uma nova etapa com destino a Espanha, mas as autoridades estão agora a acompanhar a situação sanitária a bordo para determinar os próximos procedimentos e evitar eventuais riscos de propagação da doença.
